CAMADA DE OZÔNIO

Olá alunos!

Um dias desses eu me deparei com a seguinte notícia na internet:

“CAMADA DE OZÔNIO TEM REDUÇÃO RECORDE, DIZ ONU”

Detalhe da camada de ozônio (faixa azul)

(O  link para a notícia é esse: http://br.noticias.yahoo.com/camada-oz%C3%B4nio-no-%C3%A1rtico-tem-redu%C3%A7%C3%A3o-recorde-diz-20110405-051033-345.html)

Agora você pergunta: Mas e eu com isso professor? Por que isso é importante? O que tem a ver com Biologia? Está acontecendo muito longe do Brasil,…

Então vamos começar a nossa discussão sobre o que é essa tal camada de ozônio e por que ela é importantíssima para a existência de vida na terra:

A CAMADA DE OZÔNIO

A camada de ozônio é uma espécie de “cobertor de gás” que envolve a terra conferindo assim proteção contra os raios ultra violeta emitidos pelo sol, ou seja, ela funciona como um filtro.

O ozônio é uma gás muito parecido com o oxigênio que respiramos, porém ao invés de ser formado por dois átomos de oxigênio (O²) é formado por três (O³). Porém, para nós o ozônio é tóxico uma vez que causa irritação nas vias respiratórias e nos olhos. Para nossa sorte ele é normalmente encontrado nas camadas mais elevadas da atmosfera.

COMO A CAMADA DE OZÔNIO É DESTRUÍDA?

O famoso buraco na camada de ozônio é resultado da destruição desse gás na alta atmosfera. Tal processo acontece quando o ozônio reage com moléculas de clorofluorcarbono (CFC – um gás muito encontrado em sprays aerosóis, ar condicionados e em refrigeradores). Nessa reação a molécula de ozônio (a qual reage com o átomo de cloro do CFC) é quebrada e transformada em uma molécula de oxigênio. Dessa maneira a camada de ozônio é desfeita.

Detalhe do buraco da camada de ozônio (mancha escura na parte inferior do globo)

BOM, SE O CFC É O “VILÃO” ENTÃO PORQUE NÃO SUBSTITUÍ-LO POR OUTRO GÁS?

Infelizmente o problema não é tão simples assim! Existem algumas tentativas de se encontrar um substituto para esse gás, porém até agora não se encontrou um substituto à altura. Em alguns aerosóis já existem algumas opções sem CFC. Porém os estudos continuam em busca de uma tecnologia menos agressiva ao meio ambiente!

E COMO ESSE AUMENTO NO BURACO DA CAMADA DE OZÔNIO É PREJUDICIAL PARA MIM?

Retomando o que foi dito no início: a camada de ozônio protege contra a radiação ultavioleta do sol (no caso os raios UV-B). Sem a camada esses raios passam livremente e atingem a superfície terrestre. Tal radiação tem potencial mutagênico (causa mutação nas nossas células) e pode desencadear o aparecimento de câncer (principalmente o câncer de pele).
Além disso, existe uma hipótese que essa intensa radiação poderia causar uma intensificação do efeito estufa.

Por esse motivo é importante se proteger contra o sol com protetor solar (mesmo que você more longe da praia!!!!!!) e evitando a exposição nos períodos os quais a radiação é mais intensa (entre 10:00 até 16:00 aproximadamente).

Então é isso pessoal! Nos vemos em uma próxima conversa! Qualquer dúvida é só perguntar!
Prof. Adriano

Anúncios
Esse post foi publicado em OUTROS. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s