DENGUE

Olá alunos!

Nesses dias eu me deparei com a seguinte notícia e achei interessante comentar sobre esse assunto uma vez que dengue é algo realmente relevante em se tratando de saúde pública:

Dengue tipo 4 reaparece depois de 30 anos e o governo reforça as ações de prevenção à doença

Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI223503-15257,00.html

Vamos conversar um pouco sobre a dengue uma vez que é um assunto muito importante. Vamos tirar algumas dúvidas sobre a doença e como atuar no seu combate!

UM POUCO SOBRE A DENGUE

A dengue é uma doença causada por vírus. Existem quatro subtipos desse vírus. O contágio é realizado através da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. Existem dois tipos de dengue: a dengue clássica e a dengue hemorrágica. A dengue clássica é contraída quando uma pessoa contrai um subtipo do vírus enquanto que na dengue hemorrágica a pessoa, que já havia anteriormente contraído um subtipo do vírus da dengue, contrai outro subtipo.

Os sintomas da dengue clássica são: Febre alta, dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas. Os sintomas chegam a durar de 05 a 07 dias.

Sintomas da dengue hemorrágica: Até os 03 primeiros dias da doença os sintomas são bem parecidos com os da dengue clássica, porém após esse período surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pele e nos órgãos internos. Pode haver hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte!

Observação importante: Os sintomas da dengue e da gripe são muito parecidos, por esse motivo para ter certeza do tipo de doença procure um médico e faça um exame! Na suspeita de dengue não se deve tomar medicamentos à base de ácido acetil salicílico (Aspirina) uma vez que ele pode piorar o quadro de infecção no caso de dengue hemorrágica.

Uma informação interessante: não existe ainda vacina contra a dengue. O motivo é que teriam que ser criadas quatro tipos diferentes de vacina visto que existem quatro subtipos de vírus da dengue. Mas existem trabalhos avançados nesse sentido.

UM POUCO SOBRE O TRANSMISSOR (Aedes aegypti)

Encontrei um vídeo muito interessante sobre o ciclo de vida do mosquito transmissor. Assistam:

Exemplar do mosquito Aedes aegypti

Exemplar do mosquito Aedes aegypti

COMO COMBATER A DOENÇA?

Mais um vídeo legal para vocês:

Então é isso pessoal, mensagem passada! Vamos todos combater a dengue e acabar de uma vez por todas com esse sério problema de saúde pública! Esse problema é de todos nós. Comecem aplicando essas medidas nas suas casas!

Até o próximo post!

Prof. Adriano

Anúncios
Esse post foi publicado em OUTROS. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s